CREAS – CENTRO ESPECIALIZADO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O que é?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é a unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidos famílias e indivíduos que estão em situação de risco social ou tiveram algum direito violado.
A quem se destina?
População em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.
Serviços ofertados: São ofertados o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI), Abordagem Social, Serviço para pessoas com Deficiência, Idosa e suas famílias. Oferta ainda a Medida Socio Educativa em Meio Aberto. Na unidade também há orientação e encaminhamento para os demais serviços públicos existentes bem como fornece informações, orientação jurídico, apoio a família e estimula a mobilização comunitária.
É oferecido no CREAS e tem como objetivo atender famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.
Podem participar do PAEFI pessoas e famílias que sofrem algum tipo de violação de direito, como violência física e/ou psicológica, negligência, violência sexual (abuso e/ou exploração sexual), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção, tráfico de pessoas, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras.
O PAEFI desenvolve trabalho social realizado pela equipe composta por profissionais de diversas áreas. Entre as atividades, estão a identificação das necessidades das pessoas que buscam ou são encaminhadas ao CREAS; atenção especializada; orientação sobre direitos; encaminhamento para outros serviços da Assistência Social e de outras políticas, como saúde, educação, trabalho e renda, habitação; orientação jurídica; acesso à documentação, entre outros.
Projeto Pais e Filhos: O objetivo do grupo é além de aproximar os responsáveis de seus filhos, mostrar de maneira assertiva e terapêutica como lidar com situações do dia a dia, dificuldades pessoais e as enfrentadas no convívio familiar.
Projeto Interação Infantil: O objetivo do grupo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários de acordo com o que determina o PAEFI. Trabalhar com crianças e adolescente de forma lúdica e terapêutica sobre dificuldades do convívio familiar e sobre violação de direitos.
É executado pelo CREAS conforme previsto no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Onde a equipe técnica realiza um trabalho com a efetiva participação do adolescente e de sua família, por meio de ações que objetivam desvendar o motivo que levou o adolescente a cometer tal ato de infração e estabelecer prioridades para o presente e o futuro do adolescente. Mediante tal informações, a equipe elabora o Plano Individual de Atendimento – PIA, considerando sua singularidade articulada no contexto de sua história pessoal, além de proporcionar a compreensão do erro e aplicar as ações necessárias para correção e integração do adolescente à sociedade.
O CREAS oferta atendimento especializado às famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração de imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas na família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que possam comprometer o desenvolvimento da autonomia. O Serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Deve contar com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua: Marechal Deodoro, 1105-C, Centro
CEP: 86340-000 - SERTANEJA – PR
Responsável: Rosimeiri Celestino Correia da Silva
Telefone(s): (43) 3562-1316
E-mail: creas.sertaneja@hotmail.com
Horário de Atendimento: das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00