Rádio América Latina

Aspectos Geográficos

Localização

O município de Sertaneja situa-se na região sul do Brasil, ao norte do Paraná, no Terceiro Planalto Paranaense, também chamado de Planalto de Guarapuava, a 520 metros acima do nível do mar, a uma latitude de 23º1’ Sul e 50º47’ de longitude Oeste.

Figura 1. Localização do Município no Estado do Paraná

Área e Limites

A sua área é de 444 quilômetros quadrados, da qual 1,5 quilômetros quadrados correspondem à área urbana.

Limita-se ao norte, com o Estado de São Paulo, ao sul, com os municípios de Uraí e Rancho Alegre, a leste, com Leópolis e Florínea e a oeste, com Primeiro de Maio e Sertanópolis. 1.3

Distâncias e Rodovias de Acesso

A sede situa-se entre a BR 369 e a PR 323. A PR 160 liga o Município com as demais cidades vizinhas.

Tabela 1. Distâncias aproximadas do Município, por rodovia, 2015

Figura 2. Limites do Município

Clima

O clima da região de Sertaneja é subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes com tendência de concentração de chuvas (temperatura média superior a 22º C), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18º C), sem estação seca definida.

Solos

O tipo de solo predominante é o Latossolo Roxo, resistente à erosão, em consequência do relevo suave.

Tabela 2. Ocupação do solo, 2001

Vegetação

Existem algumas pequenas reservas naturais. Em algumas vem ocorrendo o plantio de matas ciliares às margens dos rios. O Município apresenta um índice de reflorestamento na faixa de 1%. 1.7 Bacias Hidrográficas Por estar próximo à barragem Capivara, no Rio Paranapanema (Usina Hidroelétrica da Companhia Energética de São Paulo - CESP), o Município teve parte de suas áreas inundadas pelo represamento, principalmente do próprio Rio Paranapanema, Rio Tibagi e Rio Congonhas.

Os córregos que banham o Município são: Córrego do Óleo, Córrego do Gavião, Córrego do Urubu, Córrego do Tangará e Ribeirão da Maitaca.


 

Envie seu comentário



Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Sertaneja - PR- Direitos Reservados Desenvolvimento AbusarWEB